Gestão de crise: deu errado? Conserta!

Crise, apesar de ser uma palavra pequena, ela pode representar o caos dentro de uma empresa. Qualquer tipo de crise passa pelo desgaste, tensão, insegurança e conflito. E para reverter todos esses impactos negativos não é uma tarefa fácil, mas necessária se você deseja continuar no mercado. Assim como na vida pessoal, em algum momento sua empresa vai passar por momentos ruins e isso faz parte. A grande questão é saber como lidar com isso e mais ainda, como sair ainda mais forte depois da crise.

Em tempos de internet e de redes sociais, qualquer problema pode se tornar uma crise e se associada a imagem da empresa podem tomar proporções gigantescas. Por isso, a gestão de crise é importante para que todos estejam mais bem preparados para lidar com essas situações.

É claro que nem todas as empresas têm um relações públicas que é responsável por manter as coisas funcionando da melhor maneira possível no quesito comunicação e relacionamento, interna e externamente. Mas é fundamental em um momento difícil ter alguém que faça este papel e mantenha, principalmente, os funcionários alinhados para evitar a perigosa “rádio peão” e informações desencontradas.

Afinal, o que configura como crise? Situações que coloquem em risco o funcionamento cotidiano ou a reputação de negócio. Os motivos que as desencadeiam podem ter origem interna, por exemplo, quando acontecem acidentes ou outros problemas com colaboradores e com fase de produção, como também podem surgir de situações que envolvam consumidores, concorrentes, governo e desvio de normas legais e moralmente instituídas.

O fato é que por mais que haja cuidado e prevenção, problemas podem acontecer. Por isso, reuni cinco dicas para você implantar em seu negócio, caso necessário, mas que eu espero que não use com recorrência!

1. Reconhecer que existe um problema é o primeiro passo. Reúna o máximo de informações possíveis antes de agir.

2. Centralizar a comunicação é essencial. Como mencionei acima, uma pessoa deve tomar frente e responder pelo processo e seus desdobramentos.

3. Definir uma estratégia e divulgá-la na mídia/imprensa se necessário dependendo do tamanho do problema. Se seu negócio for pequeno pode fazê-lo nas redes sociais da empresa, por exemplo.

4. Tratar diretamente com os envolvidos e afetados é o mínimo que se pode fazer quando se deseja recuperar a confiança e consertar um erro.

5. Por fim, deve-se na medida do possível tentar manter a rotina de trabalho.

Por Fábio Cassettari

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